sábado, 2 de agosto de 2008

Biografia do Chuck Comeau


Charles-Andre Comeau , mais conhecido por Chuck Comeau (nascido em 17 de Setembro de 1979 em Montreal), é um dos fundadores da banda Simple Plan, mas também de uma outra banda chamada Reset onde permaneceu durante a sua adolescência e onde também tocava bateria.

Informação geral

Nome completo: Charles-Andre Comeau
Data de nascimento: 17 de Setembro de 1979 (28 anos)
País: Canadá
Origem(ns): Quebec, Montreal
Gênero(s): Pop Punk - Pop rock - Rock alternativo
Instrumentos: Bateria
Período em atividade: 1995 – presente
Gravadora(s): Lava Records - Atlantic Records
Afiliação(ões): Simple Plan - Reset


Biografia

Sendo filho de um conceituado advogado de Laval, seria de esperar que Chuck Comeau seguisse as pisadas do pai e enverdasse pela advocacia, mas a música desde cedo se impôs sobre esse destino.

Desde cedo que Chuck teve aulas de piano, mas nada demasiado sério. A sua verdadeira paixão surgiu quando entrou para o 7.º ano e conheceu Pierre Bouvier, já um amante fervente da arte de criar música fumentada pelo seu pai. Os dois andaram na mesma turma e foi assim que começou a sua amizade.

As coisas começaram a ficar sérias no 8.º ano quando um professor de francês de ambos sugeriu que começassem uma banda para o espetáculo de talentos do liceu. Chuck, Pierre e um outro amigo chamado Jean-Sébastien Boileau acharam que era uma boa ideia para passar o tempo e então como os seus colegas já tocavam guitarra e baixo, respectivamente, Chuck ficou com a bateria da qual tinha algumas noções, mas não sabia tocar uma canção completa. Nesse Natal foi esse o seu presente e, então, começou a praticar todos os dias até atingir quase a perfeição. Depois de adicionarem um guitarrista ao grupo, (Phil), os "Roach" começaram a tocar juntos, no entanto não tocavam mais do que algumas covers e música sem voz. Tudo isto mudou quando a banda recebeu uma carta do advogado de uma outra banda com o mesmo nome que os ameaçava que, se não mudassem o nome, seriam processados. Com este acontecimento, a banda decidiu começar de novo com o nome "Reset". Começaram a compor as suas próprias letras e melodias e, depois de alguns concertos e muitas demos enviadas a muitas editoras, os Reset conseguiram um contrato e a possibilidade de gravar um álbum quando nenhum deles tinha sequer idade para conduzir.

No entanto, numa das digressões dos Reset (que demorou um mês) a convivência da banda começou a ser insuportável. As personalidades de cada um começaram a colidir e o guitarrista Phil aconcelhou Comeau a abandonar a banda. Cheio de pressão por parte dos pais, Chuck via-se, agora, também pressionado pela própria banda, por isso abandonou a sua formação em 1998 para se dedicar aos estudos deixando os seus pais extremamente orgulhosos.


Chuck Comeau em 2008Durante 1 ano, Comeau, estudou Direito na Universidade de McGill em Montreal, no entanto não se sentiu satisfeito com o curso, por isso mudou para Jornalismo no ano seguinte. Não chegaria a completar meio semestre deste, tudo porque, um dia, se encontrou com um velho amigo de liceu chamado Jeff Stinco que na altura estava a dar aulas de guitarra numa pequena academia. Os dois começaram a tocar juntos e as coisas começaram a correr tão bem que convidaram um outro amigo (Sebastien Lefebvre) para se juntar aos ensaios. A decisão de desistir da Universidade veio logo a seguir. Houve vários problemas com os pais, mas Comeau recusou-se a voltar a fazer algo que não gostava.

A banda continuava, no entanto, faltava um cantor. Comeau, Stinco e Lefebvre procuraram por todo o lado, mas, foi durante um concerto dos Sugar Ray que uma ideia apareceu na cabeça do baterista: Pierre Bouvier, o antigo colega dos Reset. Os dois encontraram-se nesse concerto e, depois de Chuck prometer que o alimentava se ele se junta-se à banda, Bouvier prometeu que iria ver os ensaios. O Pierre gostou e juntou-se á formação.

Durante 2 anos, Comeau fez-se de agente da banda e tornou-a na sua principal prioridade. Comprou as páginas amarelas do Rock e foi informando várias editoras. A banda (Simple Plan) acabou mesmo por ser contratada e, hoje, 8 anos depois, é um dos maiores grupos internacionais.

Comeau ainda trabalha duro juntamente com os rapazes da banda, a maior prova disso é o sucesso que o grupo está fazendo. Antes da banda lançar o terceiro álbum, eles já haviam vendido 8 milhões de cópias no mundo, seus dois álbuns anteriores fizeram muito sucesso, mas eles continuaram trabalhando duro, e lançaram em 2008 um novo álbum, que está sendo um sucesso.

Curiosidades

-Foi o primeiro vocalista dos Roach, quando estes ainda eram uma banda Hip-Hop.
-Os pais chamam-se André e Françoise e tem um irmão 2 anos mais novo chamado Louis.
-Na altura dos Reset, os pais do Chuck costumavam levá-lo aos concertos e, enquanto o filho estava em palco, pediam ás bandas que estavam nos bastidores para conversarem com ele para o convencer a abandonar a sua banda e seguir os estudos.
-Quando estudava, as suas disciplinas preferidas eram História e Política.
-Só teve uma aula de bateria.
-Quando estava no liceu, fazia parte da banda da escola com o Pierre e o Jeff, e no Verão íam todos para o acampamento.
-Antes de fundar os Simple Plan, era jornalista de música e chegou a trabalhar para o canal Musique Plus onde teve a oportunidade de entrevistar o vocalista de uma das suas bandas preferidas: os Bad Religion.
-É um grande fã de hóquei e vai aos jogos sempre que pode com o seu pai.
-Namorou 3 anos com a estrela da WWE Ashley Massaro.
-A sua melhor lembrança com o Simple Plan é a turnê feita por eles no Japão.
-Namorou uma fã que pediu ingressos para um show aos empresários do grupo.
-Adora sushi.
-Entre suas bandas preferidas estão: Sugar Ray, Linkin Park e Blink-182.
-Fez jornalismo e direito na faculdade McGill.
-Se a música não desse certo ele provavelmente se tornaria advogado.
-Não tem carteira de motorista.
-Ele ainda mora com os pais.

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros