quarta-feira, 18 de março de 2009

ENTREVISTA: Jornal Diário da Manhã entrevista Sebastien Lefebvre


O jornal de Goiânia, Diário da Manhã, publicou hoje como matéria de destaque do caderno de música, uma matéria contando um pouco sobre o Simple Plan, além de uma entrevista feita com Sebastien Lefebvre. Confira:


Três álbuns e mais de sete milhões de cópias vendidas no mundo todo. Esses são os números do Simple Plan, banda canadense que volta ao Brasil para mais quatro shows que fazem parte da divulgação do mais recente trabalho da banda, o disco homônimo lançado em 2008. Além das apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro, dessa vez o Simple Plan passa também por Olinda e Goiânia. Na Capital, o quinteto canadense faz show dia 22 de março, no Clube Jaó, às 22h.Formado em 1999 por Pierre Bouvier (vocal), Sebastien Lefebvre (guitarra), Jeff Stinco (guitarra), David Desrosiers (baixo) e Chuck Comeau (bateria), o Simple Plan alcançou sucesso já no primeiro álbum de estreia, intitulado No Pads, No Helmets... Just Balls e lançado em 2002. É deste disco hits como I'm Just a Kid, I'd Do Anything, Addicted e Perfect, na época a música do grupo mais executada nas rádios do País. O primeiro CD ainda teve participações de artistas já famosos, como Joel Madden, do Good Charlotte, e Mark Hoppus, do Blink182.

Com músicas cheias de energia e letras que se encaixavam nos problemas e situações passados por todos – ou quase todos – adolescentes, o Simple Plan logo caiu nas graças da juventude. O sucesso trouxe fãs do mundo inteiro e abriu portas para o quinteto. Logo de cara, o grupo conquistou disco de ouro no Canadá e no Japão, além de terem estourado na MTV.

Mas os maiores hits do grupo ainda estavam por vir. Em 2004, a banda lançou o segundo álbum da carreira, Still Not Getting Any…, de onde saíram o estrondoso hit Welcome to My Life (que chegou ao topo das paradas musicais no Brasil, Reino Unido e Canadá), Shut up! e Crazy.

Entre 2005 e 2007, o Simple Plan rodou o mundo em turnês que passaram por todos os continentes. Durante os shows no Brasil, a banda chegou a participar de uma das edições do reality show Big Brother Brasil e fez um show para os integrantes da casa. Tantos shows renderam um disco ao vivo, MTV Hard Rock Live, gravado durante passagem da banda em Orlando, na Flórida.

O presente

O mais novo trabalho do Simple Plan também já trouxe bons frutos. Os principais singles do terceiro álbum são When Im Gone, Your Love Is a Lie e a canção mais recente a estourar, Save You. Todas essas músicas e mais os hits dos antigos álbuns devem estar presentes no show de Goiânia. Apesar do guitarrista Sebastien ter se recusado a contar qualquer novidade sobre a apresentação (leia na entrevista a seguir), ele garantiu que será um ótimo show, para ficar na memória dos fãs.

Porém, as atividades do Simple Plan não se resumem aos palcos, turnês e música. A banda tem responsabilidade social e mantém uma associação voltada para adolescentes e todas as dificuldades que eles possam enfrentar, desde doenças na família até depressão e problemas com drogas. A canção Save You, por exemplo, além de ser considerada uma música especial para os cinco integrantes da banda – já que foi feita em homenagem ao irmão do vocalista, que teve câncer –, também é a que está mais está ligada à instituição, o Simple Plan Foundation. O dinheiro de todos os downloads pagos feitos na página do iTunes será revertido, por meio da fundação da banda, para associações que cuidam e tratam de pessoas que sofram da doença.

Vocês estão ansiosos para a chegada em Goiânia?

O que a banda espera da apresentação?Sim, nós queremos conhecer um pouco a cidade. É a nossa primeira vez aí e primeira vez é sempre uma surpresa, sempre estimulante. Nós esperamos que o show seja ótimo como em todas as outras cidades brasileiras. Os fãs brasileiros são muito animados, sempre fazem um show à parte e isso anima qualquer banda. Eu espero que os fãs em Goiânia se divirtam muito, cantem, pulem, fiquem bastante loucos (risos).

Você já, alguma vez, ouviu falar da nossa cidade?

Não muito. Na verdade, não. Nada. Mas a gente espera que seja uma cidade legal. Você pode dar algumas dicas?

Bom, Goiânia é conhecida como a Seattle brasileira... Temos ótimas bandas de rock por aqui. Quem sabe depois você pode procurar, ouvir algumas...

Sério? Seattle brasileira... Gostei disso. Boa dica. O tempo é curto, é sempre tudo corrido, mas seria legal poder conhecer essa cena.

Vocês estão planejando algo especial para o show daqui, já que é o primeiro?

Sim, claro! Mas não posso contar, porque é surpresa.

Conta só um pouquinho...

De jeito nenhum (risos). Depois isso cai na internet e acaba com a nossa surpresa em todos os shows que faremos no Brasil (risos).

Todos dizem muitas coisas a respeito do som de vocês. Alguns chamam de pop, outros de pop punk, de emocore. Mas como você, Sebastien, define o estilo do Simple Plan?

Ah, nem eu mesmo sei. Mas isso é parte do jogo. As pessoas precisam dizer ‘é isso’, ‘é aquilo’, gostam de colocar um rótulo. É claro que somos uma banda com guitarras, bateria, somos uma banda de rock. Mas temos nossas próprias melodias, o Pierre tem um jeito de cantar mais peculiar. Não sei definir. Não gosto. É melhor que a gente não coloque um rótulo, uma etiqueta. Somos o Simple Plan e pronto.

E que tipo de som você gosta de escutar?

Eu escuto de tudo, gosto de rock, blues, jazz, black music...

E música brasileira?

Não conheço muito. Mas quando escuto alguma e gosto, fica difícil absorver inteira, porque eu não consigo entender as palavras (risos). Mas toda vez que vamos ao Brasil, pedimos para que uma banda local abra o nosso show, assim fica mais fácil para que a gente conheça um pouco mais do som que é feito aí.

Durante um tempo vocês ajudaram algumas instituições filantrópicas, como o Mothers Against Drunk Driving, Make-a-Wish e, depois, em 2005, decidiram fundar uma própria, a Simple Plan Foundation. Por quê?

Depois de trabalhar com tantas organizações, ficamos com vontade de ter a nossa própria. A nossa é voltada mais para adolescentes e os problemas que eles enfrentam, principalmente na passagem para fase adulta. Com a banda, nós conhecemos também muitas famílias passando por situações trágicas, problemas com doenças sérias, como o câncer. Simple Plan Foundation existe para ajudar quem esteja em situações complicadas.

A música Save You e também o clipe falam justamente disso. É uma canção especial para o grupo...

Sim, o clipe mostra várias pessoas que venceram o câncer, é uma canção que fala de esperança e força. Sabemos como é difícil essa situação, porque nós mesmos testemunhamos o sofrimento do irmão do Pierre.

Você gostaria de deixar algum recado para os fãs goianos?
Claro! Estamos ansiosos para conhecê-los. Espero que todos curtam bastante, se divirtam com a gente. Será um ótimo show.
Confira agora o scan do jornal Diário da Manhã clicando aqui.

Ainda falando sobre publicações brasileiras, uma entrevista foi publicada no jornal Kzuka de Porto Alegre com Pierre Bouvier. Confira agora em nossa galeria os scans do jornal e veja abaixo uma propaganda do show de Porto Alegre que está sendo vinculada pela midia da cidade:


0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros